segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Significados das tattoos

Fenix : 


Além do seu significado principal, hoje em dia acredita-se que cada parte do pássaro represente algo diferente. Por exemplo, as asas significam prosperidade, o corpo significa bondade e a cabeça significa confiabilidade. Muitos afirmam também que a Fênix é algo místico e significa muito mais do que podemos imaginar. Se formos pensar por um lado metafórico, a Fênix se assemelha bastante ao sol. A cada dia, o sol “morre” ao anoitecer e no outro dia ressurge cheio de energia, da mesma forma que a ave mitológica ressurgia depois de ter se transformado em cinzas. Com há uma história tão grande por trás disso, é interessante que cada um escolha o seu próprio significado. Em alguns casos, não é possível mudar o sentido tradicional de uma tatuagem, mas neste é bastante possível. Afinal os significados podem ser muitos, como renascimento, renovação e imortalidade, então sinta-se a vontade para escolher o seu próprio. 
Se você deseja uma tatuagem de Fênix que fique perfeita é imprescindível que procure um tatuador experiente e com tatuagens tão complexas quanto esta em seu currículo. Como já foi dito, a Fênix é um desenho que possui muitos detalhes e, portanto, confiá-la a um amador é um risco. Outro fator relevante é o tamanho da tatuagem, se você procura por algo discreto, então a Fênix não é para você. Desenhos com muitos detalhes precisam ser grandes para que o resultado final seja algo realmente bonito e que faça você sentir orgulho em carregar consigo. A Fênix é um desenho atemporal e por isso tantas pessoas procuram para fazer tatuagens.

Cerejas : 


Apesar das tatuagens de cereja simbolizarem simpatia, bondade e doçura, também são mais frequentemente ligadas à sexualidade, perda de inocência, fertilidade e luxuria.
As cerejas são frutas bastante saborosas, de uma cor vermelha vibrante, a qual é um dos motivos da ligação das tatuagens de cereja com a perda da virgindade, por causa da cor que lembra sangue, assim como tatuagens de cerejas mordidas..
As tatuagens de cerejas, são mais frequentemente realizadas perto dos quadris.
Cerejas cobertas de chocolate ou com creme também são bem comuns, aumentando a tentação representada pela fruta, não necessariamente tendo ligação à tentação sexual.
Tatuagens onde a cereja ainda está na árvore representam pureza, inocência, castidade e moral.
Tatuagens onde as cerejas ainda estão em seus ramos também podem representar juventude, pois as cerejas se soltam dos mesmos após ficarem maduras.
Na china antiga, as cerejas eram símbolos de imortalidade e longevidade e no Japão, eram os símbolos dos Samurais.
Em alguns casos, podemos ver cerejas sendo carregadas no bico de Andorinhas, tendo um significado similar às frases: “se foi para sempre”, “aqui está o meu, onde está o seu?”.


Anjos : 


As tatuagens de anjos, em praticamente qualquer cultura ou época, representam benevolência espiritual, podendo tomar a forma de Querubins, de vingadores, ou, mais frequentemente, como guardiães, guias e protetores pessoais.
A palavra anjo é derivada da palavra “angeloi” que significa mensageiro, sendo considerado por muitas religiões e culturas como o principal mensageiro entre as forças divinas e a humanidade, e em algumas religiões tendo até mesmo classificações por tipos e nomes (como Arcanjo Miguel). Anjos são guardiães das almas e sereves divinos, porém não estavam ausentes de cometerem pecados, principalmente orgulho. O principal exemplo de “anjos caidos” é Satan.No catolicismo, os anjos-da-guarda são criaturas espirituais inteligentes destinadas à proteger cada pessoa da terra. Cada pessoa tem um anjo-da-guarda ligado a si, e estão para ajudar as pessoas a conseguirem a salvação eterna.


Borboletas :


As tatuagens de borboletas, estão entre as mais populares tatuagens de insetos. Uma criatura simbólica em muitas culturas, possui o significado de beleza em si, da metamorfose e até mesmo entre a transitória natureza da felicidade e de fato, da vida. Para os Astecas, as borboletas simbolizavam a alma ou sopro de vida exalado pelos mortos. Este significado também é válido para a antiguidade clássica, onde era credo comum que a alma saia do corpo dos mortos em forma de uma borboleta. Na cultura ocidental, borboletas também são vistas como símbolos de liberdade. Na Grécia a palavra grega equivalente a borboleta também tem o significado de “alma”. Os japoneses acreditam que se uma borboleta entra em seus quartos de hóspedes, a pessoa amada estará ao lado em breve. Na Rússia, borboletas estão ligadas com a palavra “Avó”. Devido à sua enorme variedade de cores e formas na natureza, as tatuagens de borboletas também possuem uma enorme diversidade, mudando as cores, tamanhos, formas, criando uma gama enorme de possibilidades. Tatuagens de borboletas também podem ter relação direta com tatuagens de fadas, usadas em conjunto, ou suas asas.


Dragão chines: 


O dragão imperial Chinês era o emblema do imperador da China e representava sua força e autoridade como mediador entre os Céus e a Terra. Diversos tipos de dragões possuem significados diferentes, podendo ser símbolos de chuva, fertiilidade, energia masculina, e felicidade, o dragão turquesa foi oficialmente adotado durante a dinastia Han (206-220 A.C) como a principal representação do imperador.
O “rosto do dragão” era a face do imperador, a “pérola do dragão” era a perfeição dos pensamentos e comandos do imperador.
O dragão imperial Chinês tinha como principal diferença aos outros dragões, as patas com cinco garras (ao invés de quatro, como a maioria), talvez derivado da habilidade do Dragão Rei de designar comandos se movendo nas quatro direções ao mesmo tempo, enquanto permanecia no centro (a quinta direção).
O dragão também é a quinta criatura do Zodíaco Chinês e representa o Yang 
Pessoas nascidas no ano de dragão tem tendências a serem bem sucessidos e obstinados.
Em alguns livros chineses antigos é possível designar que cada parte do dragão deriva de outro animal, como:
  • Cabeça: Camelo
  • Escamas: Carpas
  • Chifres: Veado
  • Olhos: Lebre/Coelho
  • Orelhas: Touro
  • Pescoço: Serpente
  • Patas: Tigre
  • Garras: Águia

Âncoras : 


O significado das tatuagens de âncoras é um dos poucos no mundo das tattoos que permanece popular e fiel às suas origens. A pessoa que faz uma tatuagem de âncora normalmente é ou foi um marinheiro de algum tipo (já serviu a Marinha, Guarda Costeira) ou por vezes relacionado à práticas recreativas ou comerciais marítimas. Nos contos maritimos, a âncora tatuada mostrava que um marinheiro havia navegado pelo Oceâno Atlântico e voltou para casa em segurança.
Esta tatuagem também serve como um símbolo de passagem, entre o marinheiro novato e o experiente. 
Em contos marítimos mediterrâneos, a âncora simbolizava diversos deuses dos mares:
  • Netuno: Deus Romano do mar, criador de tempestades e terremotos. 
  • Amphitrite: Deusa Grega dos mares (e ninfa), protegia os marinheiros e dava a luz à golfinhos.
     
  • Poseidon: Deus Grego dos mares, temperamental, rebelde e com um tridente usado para proteger todos os habitantes do mar.
     
  • Tritão: Divindade Grega do Mar, meio homem, meio peixe. Um golpe de sua concha pode alternar o mar entre calmo ou tempestuoso.
     
  • Rán: Antiga Deusa Norsa (mitologia escandinava), com sua aparencia marcada por estar puxando âncoras, um presságio de mau tempo e/ou mares tempestuosos.
     
  • Varuna: Deusa Hindu dos oceanos, capaz de tornar os nobres em imortais. Aqueles que morriam no mar repousavam sob seus cuidados. 
    Enquanto no crisstianismo primitivo, a âncora (com a barra horizontal sob o elo) era usada como lembrança à simbologia de virtude por se assimilar à cruz de forma a passar despercebida à não-cristãos.
    Segundo Hebreus 6:19
    “Nós temos a esperança como uma âncora para a alma, firme e segura”
    , em referência à inabalável presença de Deus nos corações dos homens.  Em muitos casos as tatuagens de âncora combinadas com outros simbolos podem elaborar significados mais específicos – criaturas do mar, barcos, nomes de portos,etc.
    Em geral, o significado das tatuagens de âncora também pode ser interpretado como segurança no mundo físico e por consequência, firmeza, esperança e confiança no mundo espiritual.
    Algumas pessoas ainda tatuam âncoras para representar suas dificuldades em mudar, em tomar decisões. Usam a âncora como representação de algo firme, seguro e imutável, mas também pode representar alguém agradecendo por sua atual estabilidade, fidelidade, sendo validos para relacionamentos, empenho profissional, entre outros.

Camafeu :





O Camafeu foi criado há muitos séculos antes de Cristo. em Alexandria no Egito, era utilizado como jóia e enfeite de roupas pelos mais nobres da época. Originalmente, eram produzidos a partir de pedras como ágata e ônix.  Na Grécia, os camafeus traziam imagens de deuses e deusas e cenas da mitologia grega, mulheres que os utilizavam mostravam que estavam abertas ao amor e aos prazeres da carne, uma vez que, no período helenístico esse adorno era ligado a Eros, o Deus do Amor, conhecido na cultura popular como Cupido. Com o passar dos anos, além de uma jóia os camafeus começaram a ser empenhados em diversas peças como vasos, capacetes de guerreiros, armaduras, louça, prataria e etc. Além disso, de Deuses os camafeus começaram a ser talhados com a forma de parentes queridos, uma forma de homenagem à entes queridos e levá-los sempre junto a si. Hoje, os camafeus voltaram à moda um tanto modernizados: zumbis, caveiras, doces, frases de efeito e etc. E claro que essa peça não ia deixar de aparecer em tatuagens belíssimas! Então, se você quer homenagear algo ou alguém que você ama muito ou dizer ao mundo que está aberto (a) ao amor, a tatuagem de Camafeu é perfeita pra você!

La Catrina :


Ao contrário da religião católica e sua tradição de luto no dia dos mortos, para os mexicanos o dia dos mortos é um dia de muita felicidade e celebração. El día de Muertos é um dia de recordação e honras aos mortos de cada familia, a idéia é que as pessoas convivam tão bem com a morte como com a vida, comemorar a paz dos espirito daqueles que já se foram.
As celebrações são oferecidas a deusa Mictecacíhuatl, conhecida como a Dama da Morte. A La Catrina surgiu da gravura de La Calavera de La Catrina do artista mexicano José Guadalupe Posada, a representação de uma dama da alta sociedade em forma de caveira. Catrina é uma variante feminina da palavra  Catrín, que significa homem de bom gosto e de bom senso estético, não necessariamente alguém pertencente á nobreza, mas o perfeito cavalheiro exemplar. A figura da La Catrina tem como objetivo lembrar que mesmo os mais ricos enfrentam a morte, que ela é igual para todos. Desde a figura pintada por José a La Catrina se tornou mais e mais sofisticada, e hoje, é vista entre as caveiras mexicanas tanto na festividade do Dia dos Mortos como em Tatuagens. Não mais com os chapeús luxuosos, mas com diversas flores em seu cabelo.





ATECH Eletrônica ® - O que quer comprar?

3 comentários:

  1. Opa, sou Ramon, moro em Jundiaí-SP, queria perguntar qual é o significado daquelas tattoos que são um guarda chuva com a chuva caindo de dentro deles, e se pelo fato de as vezes estar ao contrário o guarda chuva muda o significado ou não...
    valeu abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ramon, por coincidencia tb sou de jundiai, e sei o significado para sua pergunta. a chuva dentro do guarda chuva quer dizer que todo protetor falha.

      Excluir
  2. O que significa exatamente Catrina Mexicana Obg ?

    ResponderExcluir